BKFWTOUR: ENTREVISTA COM MICHAEL BASTIAN

Hi Buddies,

na semana de moda de Nova York, tive o privilégio de bater um papo com o estilista Michael Bastian. Michael é responsável pela coleção que leva seu nome na Gant, marca que este blog adora. Super boa praça e tranquilo, o estilista foge dos estereótipos, sendo um cara bastante estiloso e com extremo bom gosto. Aos 46 anos, foi eleito em 2011 o estilista masculino do ano pelo CFDA, o Conselho dos Designers de Moda da América.

Michael iniciou nossa conversa dando sua opinião sobre o fenômeno mundial dos blogs.

Confira abaixo.

Enjoy!

Michael Bastian: É interessante esta mudança que vem acontecendo com o Brasil, um país tradicionalmente machista e com uma imprensa muito conservadora. Com relação a moda, percebo que os homens estão mais confortáveis em experimentar novas opções, estilos e propostas. E isso me fascina, porque eu viajo muito para Itália e Portugal, outras culturas também machistas, e percebo que isso esta  acontecendo por lá também. Acredito que boa parte disso vem dos blogs, pois todo mundo consegue receber as informações que vocês postam ao mesmo tempo, é muito fascinante ver isso tudo acontecer.”

BK: Percebo que hoje os homens se sentem mais confortáveis em buscar informações sobre moda em blogs do que em revistas. Você acha que em outros países isso também acontece?

MB: É igual. Sabe o que eu acho que acontece com os blogs? Quando alguém passa a se conectar com um blog, é por que confia na opinião de quem escreve. E por isso, passa a acessar hoje, amanhã, depois, e muitas vezes, mais de uma vez por dia. Na hora do café, depois do almoço…  Enfim, é uma relação que começa a ser construída entre o blogueiro e o leitor.

BK: Elas se sentem perto de nós…

MB: Sim, é uma relação de confiança e troca de opiniões. Existem inúmeros blogs e para todos os estilos e por isso, penso que é muito mais rápido acessar a um desses blogs do que comprar uma revista, que temos que esperar por um mês. Muitas vezes também, o que acontece é que as roupas que estão nos editoriais das revistas ainda nem chegaram as lojas, ou estão em uma ou duas somente. Enquanto isso, no blog, se quem escreve posta algum produto, existe a possibilidade de interação do leitor, como: Onde posso comprar isso? E ai, o blogueiro já responde exatamente onde achar o produto.

Gerente de marketing Gant, Juliana Pestana: Vendemos 7 casacos depois que o Kadu postou uma foto…

MB: Viu, então Kadu, venha comigo… (risos). Um dos desafios do meu trabalho hoje em dia é conseguir chegar o mais rápido possível ao consumidor final, pois essa relação é muito importante. Se eu posso ter um atalho pelos blogs é inacreditável, salva meu tempo e esforço.

BK: Você foi eleito o estilista do ano, isso mudou a sua vida?

MB: Não posso falar que mudou minha vida, pois tenho trabalhado tanto que ainda não tive tempo de sentar e pensar sobre isso. Amanhã vou esquecer tudo que fiz até agora para começar a pensar na proxima coleção. A máquina nunca para, não tive tempo para refletir sobre isso. Eu tenho 2 trabalhos e uma equipe pequena. Parte do meu cérebro esta absorvendo que estou fazendo um bom trabalho, mas não tive tempo de celebrar ainda.

BK: Você conhece alguma marca brasileira?

MB: Isso é engraçado, eu vivo nos Estados Unidos e ainda não fui ao Brasil. Conheço algumas marcas de beachwear, mas sobre o estilo dos brasileiros nas ruas, não vejo a hora de ir e ver eu mesmo. Sinto que eu não tenho uma visão própria. Quando visito algum país pela primeira vez, geralmente fico fascinado. Como na Suécia por exemplo, eu tinha uma idéia formada de como as pessoas escandinavas se vestiam, mas quando cheguei lá vi que era completamente  diferente. Eu sinto que quando for ao Brasil será igual.

BK: Duas dicas de estilo para os homens.

MB:A melhor dica para um homem ser estiloso é: antes de sair da sua casa ou do seu apartamento de manhã, tenha certeza que se sente bem com o que está vestindo. Se você se sente bem quando sai da sua casa de manhã, vai demonstrar confiança, o que o torna automaticamente estiloso. Tem menos a ver com a roupa do que como você se sente. Nada é mais incrível do que quando conhecemos alguém, e a pessoa se conecta, sorri e aí sim, depois disso começamos a notar a roupa da pessoa. A roupa está ali somente para fazer você se sentir melhor consigo mesmo. Então, gaste aqueles 5 minutos extras de manhã em sentir-se bem ao se vestir e você vai estar estiloso o resto do dia.

BK: Você tem alguma dica para quem vem pela primeira vez a Semana de Moda de Nova York? O que é imperdível?

MB: Além da minha apresentação? Sabe a melhor coisa a se fazer em Nova York? É andar, comece pela Bleecker Street, mas na parte “east”, onde existem as lojas luxuosas, depois as menos luxuosas, e depois você vai ver a real Nova York. Fiz isso esses dias e fiquei surpreso com as lojinhas que encontrei, principalmente a Native Spirit, que fazem sandálias à mão. São tão incríveis que já as usei na passarela.

 

Michael Bastian, ao lado de Gerard Butler, na noite de entrega do prêmio pela CFDA

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comentários:
  1. GUT

    Mto boa entrevista!! Vi o desfile, adorei as sandálias e o estilo relaxado-conectado dos looks. Parabéns!

    • Kadu Dantas

      Obrigado!! Fico feliz que tenha gostado… Abraço!