TIPS: O GUIA DO TERNO

Hi Buddies,

Dúvidas na hora de comprar um terno novo são frequentes, não é?

Qual a altura certa das barras?

Como devem ficar as mangas?

E os ombros?

Estas perguntas, e muitas outras, serão respondidas logo abaixo, neste guia definitivo sobre como comprar um terno novo.

Enjoy!

O que você precisa saber na hora de comprar e como guardar seu terno.

ternos1

Que o terno é uma vestimenta essencial no guarda-roupa masculino, todos já estão cansados de saber. Mas você sabe quais os detalhes deve ficar atento na hora de comprar um novo?
E como deve guarda-lo para que ele dure anos?
Aqui vai uma check-list para ajudá-lo a fazer a escolhe certa:
1• O azul-marinho é definitivamente a cor mais flexível que você pode comprar, funciona tanto para o dia quanto para a noite;
2• As ombreiras do paletó (parte de cima do terno) devem ficar sobre o ombro. Se elas caem e deixam o tecido amarrotado, o paletó é grande demais. Experimente um número menor;
3• As mangas nunca devem passar do ponto onde a base do polegar encontra o pulso;
4• As calças devem tocar os sapatos com apenas 2,5 cm de tecido sobrando;
6• A medida correta da cintura não é o seu quadril e nem o umbigo, é entre os dois. É bom ficar atento para que o terno tenha um caimento melhor. Não deve haver rugas e pregas saindo do único botão fechado;
7• O colarinho do paletó deve ficar bem assentado no ombro e não deve esconder o colarinho da camisa;
8• Gaste com sabedoria. O terno certo de R$ 1.500,00, ajustado por um alfaiate, é melhor do que dois de R$ 800,00 tirados da loja.
E para garantir que seu terno dure anos, a regra é ficar atento em como você vai guardá-lo e como fará a sua limpeza. Toda vez que você não guarda seu terno em um cabide apropriado você está reduzindo a vida útil dele. Um cabide de terno deve ser amplo o suficiente para sustentar o terno da maneira como ele deve ficar em você.
Na hora de lavar fique atento, você precisa lavar o terno a seco apenas uma vez por ano. Qualquer coisa mais do que isso o processo vai enfraquecer e acabar com sua forma. A melhor opção é a vaporização. Ela mantém o terno imaculado, mas de forma alguma faça isso enquanto estiver vestido com ele, por mais que seja divertido.
Agora que você já está mais atento aos detalhes que deve levar em consideração na hora de escolher e cuidar do seu companheiro, é só partir para as compras.
ternos2

Colaborou Paulo Fraga 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 Comentários:
  1. DIEGO

    Boa noite kadu,

    Minha pergunta é qual seriam as melhores marcas de ternos que temos a nossa disposição no nosso país.

    • Capellani

      Ermenegildo Zegna, encontrada nos principais shoppings.
      Um dos melhores alfaiates é Alberto Marques, quem tem alfaiataria de mesmo nome no Rio de Janeiro.

    • Cunha

      Quem pode lhe responder isso é o seu bolso meu amigo

  2. Raphael

    Nos fale de marcas intermediarias, pois essa informada no post acima é muito cara.

    • Capellani

      Qual sua cidade?

  3. Daniel

    gostei£

  4. Leo

    Um bom alfaiate em São Paulo?

  5. Leandro Scherer

    Oi Kadu, sou super seu fã, gosto do seu estilo, ache de vanguarda. Mas confesso que amo o meu estilo tbm. Mas pintou uma dúvida e vou recorrer a vc. Tenho um casamento no sabado as 20:00hr num local aberto. Posso ir com paletó azul marinho, calça camel, camisa branca e gravata borboleta vermelha, sapatos marrom?
    obrigado
    Lelê

    • Kadu Dantas

      Olá Leandro, não vejo problema algum. Deverá ficar muito bom. Abraço!

      • Fora Dilma

        É na Bahia esse casamento?

  6. João

    Kadu,
    Vou casa em abril do ano que vem. Uso ternos frequentemente e sempre feitos por um alfaiate. Mas para o casamento, gostaria de um terno digamos, melhor.. O que você indica? Alguma ‘tendência’?
    Eu acho legal slim, o que sugere?

    Obrigado.

  7. Roberto Braga

    Como guardar um paletó branco no armário ? Dentro de um saco ou não?

  8. Sandro

    Boa noite Kadu. Estou procurando um bom alfaiate para ajustar um blazer da marca Ermenegildo Zegna que comprei na Espanha. Preciso fazer pequenos ajustes. Pode me dar alguns nomes?

  9. Matheus

    Oi Kadu queira saber qual se os ternos da marca brooksfield é boa?

  10. Rafael

    Boa noite, sou leigo no assunto de ternos, blazer e outro nomes, mas tenho o casamento de minha irmã em um sítio na qual serei padrilho. Nunca usei, não gosto, mas a ocasião terei que usar e não poderei fazer feio, qual seria sua sugestão, tenho 33 anos uso barba 78k 1.82 de altura aguardo notícias.

  11. tatiane

    Gostaria de saber se um termo azul marinho combina com camisa bordo e gravata do mesmo tom pra casamento a noite..m [email protected]

  12. LEONARDO VILAS BOAS

    Olá, bom dia!

    Parabéns pelo blog. Utilizo terno todos os dias em meu trabalho e tenho uma grande dificuldade em saber um local bom para compra-los. Gostaria que você indicasse locais intermediários para se comprar, onde o preço nãos seja exorbitante. Sou de São Paulo – Sp.

    Abraço.