TODAY’S OUTFIT #287

Hi, Buddies,

As camisas masculinas existem há centenas de anos. Originalmente servindo como roupa de baixo, eram usadas sobre a pele, visíveis apenas pelas bordas e aberturas da roupa.

Os acessórios para o pescoço evoluíram a partir dos rufos, transformando-se em colarinhos de renda sobrepostos e, mais tarde, em plastrons. No início do século XIX, as camisas amplas com colarinho alto complementavam a gola dobradados casacos e eram usadas com plastrom ou lenço branco tipo montaria (stock).

As camisas para o dia e para a noite diferenciaram-se cada vez mais ao longo do século XIX; foi formalizado o quanto de camisa poderia ficar visível, algo definido, em grande medida, pelo corte do colete. Os colarinhos eram destacáveis, presos à linha do pescoço por botões ou tachões. O formato de colarinho determinava o nível de formalidade. As camisas brancas formais possuíam detalhes decorativos, como pregas, babados e bordados; as camisas formais para o dia eram engomadas, com colarinho e punho destacáveis. Colarinhos altos, rígidos, eram usados com uma gravata amarrada num laço largo e plano.

As camisas menos formais para uso diurno passaram a estampas e listras, mas também tinham colarinhos destacáveis, incluindo um colarinho virado que a base do colarinho contemporâneo. Em 1871, Brown, Davis e Co, um fabricante de camisas inglês, registrou a primeira camisa masculina com a frente abotoada de cima até embaixo. Antes, todas eram vestidas pela cabeça.

É isso!

Have a nice day!

Óculos/Sunglasses RetroSuperFuture

Camisa/Shirt Daslu

Clutch/Bag Coach

Calça/Pants Gant

Sapatos/Shoes Mutta

Cinto/Belt H&M

Relógio/Watch Tissot

Riviera/Riviera Bracelet Priya

Pulseira Cruz com Safiras/Sapphire’s Cross Bracelet Zolt

Fotos/Photos: José Pelegrini

PS.: Follow me on Facebook + Twitter + Instagram + Pinterest

;-)

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comentário:TODAY’S OUTFIT #287
  1. philippe

    Gostei da história da camisa! 😉