5 PERGUNTAS PARA: DRA. ADRIANA VILARINHO

Blog do Kadu - Adriana Vilarinho

Hi, Buddies,

Me lembro que, quando morava em Ribeirão Preto, lá no início dos anos 2.000, já escutava falar sobre o seu trabalho como dermatologista e tratamentos. Referência máxima no país, Adriana Vilarinho é o nome mais lembrado quando o assunto é cuidados com a pele.

Como sei que muitos homens têm inúmeras dúvidas quanto a tratamentos e cuidados, convidei a Dra. Adriana à responder cinco perguntas sobre quais são os mais procurados, os cuidados básicos, entre outros assuntos.

E ela já começa dizendo que “comparado mundialmente, nós somos o terceiro país do mundo em que os homens mais consomem produtos de beleza. As estatísticas mostram que em até 2015, seremos o segundo. Hoje os três primeiros são: Estados Unidos, Japão e Brasil. Isso significa que a beleza é um foco importante no país.

Outra curiosidade é a seguinte, o homem europeu se preocupa com beleza em torno de 5% à 10%, já os brasileiros, em torno de 30% à 40%. Os números também mostram que os homens, anualmente, gastam 2,5 bilhões de dólares com beleza, mas que podem gastar 5,5 bilhões.

Os homens brasileiros são os maiores consumidores de produtos de higiene e de desodorantes. Isso quer dizer que vocês estão preocupados em estar bem e se cuidar. Um dos motivos disso é o aumento a longevidade e o competitivo mercado de trabalho.”

BK: Quais os tratamentos mais procurados pelos homens na sua clínica?

Adriana Vilarinho: Mundialmente, é a depilação a laser, que no inicio foi muito distorcida, porque existem “máquinas” e “máquinas”. As realmente eficazes nunca deram problemas, já as máquinas de clínicas sem especialização são as “problemáticas”.

Na minha clinica, em São Paulo, o tratamento antiqueda de cabelos está em primeiro lugar. A perda de cabelos incomoda o homem, e hoje, existem muitos tratamentos, como o laser e os com injeções locais.

Normalmente, o homem tem queda de cabelos por dois motivos, fator genético e disfunções hormonais naturais ou por uso anabolizantes. Os tratamentos mais efetivos são os com laser fracionado para drug delivery, aliados à vitaminas, loções tópicas e xampus. Quando aplicado, o laser cria micro-canalículos, assim, conseguimos aplicar substâncias diretamente no bulbo, como fator de crescimento, biotinas, zinco e pantenol.

Em segundo lugar, estão os preenchimento faciais e o botox, para aliviar uma ruga ou outra. Em terceiro, tratamento contra gordura localizada, através de máquinas supereficazes e que realmente destroem as camadas de gorduras.

Os homens procuram cremes? Procuram! A diferença é que vocês são práticos, querem um creme para os olhos, um creme para o dia e um creme para uso noturno. Durante o dia, boa parte dos homens usam filtro solar não muito oleoso. Além disso, os cremes masculinos são superdirecionados, possuem toque seco e oil free. Ninguém quer usar um creme com esse calor e ficar grudento e nem rosto branco, principalmente os altos executivos e os presidentes de bancos que nos procuram.

BK: O Brasil é ainda um país machista, que tem uma mentalidade fechada pra moda, mas com tratamento de beleza e com produtos de higiene é bem mais aberto, não é?

AV: A cabeça é machista, mas existe essa tendência mundial. O que talvez falte é esclarecimento e divulgação. Muitas vezes eles nem sabem que existem tratamentos pra gordura, tratamento capilar eficaz, entre outras novidades.

Sempre costumo dizer que público masculino é extremamente fiel e determinado. A única “exigência” é a praticidade. Vocês não gostam de tratamentos seriados, preferem vir e resolver as queixas no mesmo dia. Diferentemente das mulheres, os homens chegam aqui e dizem: “eu quero melhorar isso, ponto!”. Não adianta ficar colocando “perfumaria” em volta.

BK: Quais os cuidados essenciais com a pele do rosto e quais as diferenças entre a pele masculina e a feminina?

AV:Lavar o rosto pela manhã e a noite. Filtro solar diário, pois até as luzes dos escritórios, como a croica, acaba penetrando na pele. Moramos num país tropical, com temperaturas que chegam a 35° graus. Muitas vezes, os raios solares passam indiretamente pela janela. A noite, antes de dormir, é legal passar algum creme também, já que é o horário que a pele mais respira, sem o efeito da poluição.

O homem, normalmente, tem a pele mais oleosa, resistente e espessa. Por fazer muito à barba, a pele vai ficando mais grossa. O legal é que os homens estão entendendo que não dá para pegar os cremes da mãe ou da namorada para usar.

BK: Quais os tratamentos disponíveis para gordura localizada na sua clínica?

AV: Realmente eficazes, existem dois: o Coolsculpting e o Liposonix.

O Coolsculpting é uma patente que congela e destrói a célula de gordura por congelamento. Esta destruição ocorre ao longo de dois meses. Quais áreas recomendadas? Em qualquer área do corpo que seja possível conectar a maquina, como no braço, nas costas, na barriga, na região lateral da cintura. É eficaz? É, e tem uma perda real pois as células que foram destruídas realmente não voltam.

O Liposonix é para as áreas que você não consegue conectar a Coolsculpting, e consiste em uma destruição das células de gordura por ultrassom focado e o resultado também começa a aparecer somente a partir do primeiro mês. Em dois meses você tem o resultado final.

Leva esse tempo pois é um processo de reabsorção e cicatrização do próprio organismo. Os homens gostam muito, pois não tem dor nem pós. Geralmente, é feito uma única vez e, para repetir, é preciso esperar dois meses.

Você perde de 20% à 30% da gordura localizada, por sessão. Quanto mais gordura, mais você perde, por isso, os resultados mais evidentes são nos gordinhos.

BK: Acne. Quando eu era adolescente, fiz um tratamento contra acne a base de Isotretinoína A, o Roacutan. Ele ainda é a melhor alternativa?

AV: É sim, mas é preciso tomar alguns cuidados.

Hoje, as pessoas fazem muito uso de medicamentos, então, antes de prescrevê-lo, e preciso estar bem orientado e saber alguns detalhes sobre o paciente, como, por exemplo, se faz o uso de antidepressivos, se já teve – ou tem – síndrome do pânico, se tem algum problema metabólico no fígado, se faz uso de anabolizantes…

Normalmente, os pacientes acabam omitindo essas informações ao dermatologista, o que pode ser um problema. Como o remédio é metabolizado pelo fígado, precisa de um acompanhamento médico e exames rotineiros, pois ele age por dose cumulativa final, causando uma atrofia definitiva na glândula sebácea. Por isso é imprescindível seguir com o tratamento até o fim.

Saiba mais no blog da Dra. Adriana Vilarinho, clicando aqui!

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comentário:5 PERGUNTAS PARA: DRA. ADRIANA VILARINHO
  1. Vany Ramos

    gostaria aqui de deixar meu depoimento a clinica da Dr Adriana Vilarinho, somos de Tangara da Serra MT, ha mais de 11 anos, sai da nossa cidade a procura da sua clinica ai em Sao Paulo, li muitos depoimentos na internete, busquei informacoes, e fui sem sequer conhecer ai, eu e meu filho Lukas Ramos Rezende, ele tinha 7 pra 8 anos, ficamos na casa de parentes na Vila Maria, um tio foi a primeira vez nos levar pra aprendermos o caminho, ai era um dia sim outro nao, na clinica com meu filho por uns 15 dias, valeu apena faria tudo de novo, hoje Lukas com 18 anos curado eu so tenho que agradecer tudo que fizeram pelo meu filho, hoje ele cursa o segundo ano de engenharia de petroleo ai em Santos SP, somos muito grato a CLINICA DA Dr ADRIANA VILARINHO.
    Vany Ramos