5 PERGUNTAS PARA: LAPO ELKANN

Hi, Buddies,

No final do ano passado, tive o privilégio de conversar com um dos maiores ícones e representantes da moda italiana, Lapo Elkann, que esteve de passagem pelo Brasil para receber homenagem da GQ, que o elegeu como a personalidade internacional na premiação GQ Men of The Year 2013. Para quem não o conhece, Lapo é herdeiro da família Agnelli, dona da Fiat e do time da Juventus. Nasceu em Nova York, passou a infância no Rio de Janeiro, é fluente em cinco linguas – inglês, francês, espanhol, italiano e português. Já foi assistente particular do ex-secretário de estado americano Henry Kissinger, diretor de marketing da Fiat, e finalmente resolveu investir num assunto que domina como ninguém: a moda.

Sua grife Italia Independent, voltada para produtos de luxo, já atingiu vendas anuais de U$ 20 milhões. Junto com a Gucci, desenvolveu a Lapo’s Wardroble, descrita por ele como “uma coleção como nenhuma outra no mundo, graças a personalização e riqueza em acabamentos e detalhes.

Extremamente gentil, carismático e atencioso, fez questão de vestir alguns de seus looks da Lapo’s Wardobe para esta entrevista, que aconteceu no emblemático Copacabana Palace. O resultado, você confere agora

Enjoy!

Blog do Kadu - Lapo Elkann 1

1.BK – Como surgiu a idéia da Lapo’s Wardrobe for Gucci?

Lapo Elkann – Eu a Frida Giannini (diretora criativa da Gucci) nos conhecemos há muito tempo e já trabalhamos em outros projetos, como o Fiat 500 by Gucci, para o qual minha agência de publicidade, a Independent Ideas, fez todo a campanha. Sempre disse a Frida que gostaria de desenvolver uma coleção com high level italian quality. Ficamos de seis à oito meses fazendo pesquisas e desenvolvendo a coleção nos arquivos da Gucci, em torno de detalhes e características da marca. Com isso, chegamos na Lapo’s Wardrobe para Gucci, uma coleção de smokings, blazers, acessórios, malas e sapatos. É uma mistura dos estilos Gucci e Lapo.

2.BK – Quais os grandes diferenciais da sua coleção?

LE – A beleza desta coleção esta no nível que alcançamos com os detalhes e refinamento. Dificilmente, você encontrará em outras marcas características como as da nossa coleção, que é feita sob medida. O cliente consegue escolher todos os materiais, como tecidos, forros e botões, com 900 opções de customização. Trabalhamos em cada detalhe de forma incansável, com uma coleção para homens e mulheres.

Por ser uma roupa sob medida, o caimento é perfeito! Não importa qual tipo de corpo você tenha, a coleção ficará impecável. As peças podem ser menos ou mais excêntricas, de acordo com cada indivíduo. Vale dizer que o sucesso desta coleção esta no time que eu e a Frida formamos. Só chegamos a este resultado graças a nossa sintonia, troca de experiências e informações; porque trabalhamos incessantemente, fazendo com que nossas equipes se tornassem uma grande família.

Blog do Kadu - Lapo Elkann 2

3.BK – Você acha que o homem brasileiro vai se identificar com a Lapo’s Wardrobe?

LE – O homem brasileiro é muito cool, pratica bastante esporte, se preocupa com o “físico”. Ele não deixa de ser vaidoso, mas é uma vaidade diferente dos europeus, porém, mais próxima dos italianos. Temos algumas características parecidas, como a alegria e, com o tempo, ele vai passar a ser um pouco mais criativo ao se vestir. Eu estou seguro de que alguns brasileiros são mais estilosos e conseguem usar cores “menos tristes”, como o preto e cinza. Estes homens se identificarão mais rápido com a minha coleção.

4.BK – Eu estive na loja em São Paulo e conferi um pouco da coleção, mas confesso que fiquei frustrado por não poder comprá-la imediatamente.  Existe a possibilidade de uma coleção prêt-à-porter?

LE – Sim! Eu te entendo completamente. Mas sabe, quando você quer uma garota ou um garoto especial, você tem que esperar. Se você quer uma Ferrari, você esperar três anos. Se você quer uma Kelly ou uma Birkin – bolsas da Hermès – você tem que esperar também. O luxo verdadeiro necessita de tempo, não é imediato, por que a qualidade está nos detalhes. Nós queremos atacar a superpersonalização, dar aos clientes Gucci, todas as idades, a possibilidade de consumirem um produto exclusivo, mas sempre respeitando o DNA da Gucci e da Lapo’s Wardrobe.

Blog do Kadu - Lapo Elkann 3

5.BK – O que podemos olhar na coleção e identificar como uma característica sua?

LE – Quero dizer que o sucesso da minha carreira profissional é o fato de sempre trabalhar em equipe. Nunca, nada que realizei, foi algo somente meu. Tudo nesta coleção é 50% idéia minha, 50% idéia da Frida, como num casamento. No mundo da moda, o grande problema é que o estilistas acham que tudo diz respeito somente à eles.

O que é muito característico da minha personalidade nesta coleção são os smokings,  os loafers, as roupas confeccionadas com veludo, os forros coloridos, o “eletric blue” e o “eletric orange”, a mistura do preto e branco, os ternos com três ou quatro botões nas mangas e as gravatas borboletas.

Blog do Kadu - Lapo Elkann 4

A  coleção cápsula  “Lapo’s Wardrobe” está disponível inicialmente nas lojas Gucci de Milão, Londres, Paris, Nova York, Tóquio e São Paulo. Equipes especializadas irão ajudar o cliente na seleção de tecidos, acessórios, finalização e entrega da peça de vestuário – o que pode levar de 6 a 8 semanas.

Onde encontrar: Shopping JK Iguatemi – Piso Térreo – Tel. (11) 3047-4040.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comentário:5 PERGUNTAS PARA: LAPO ELKANN
  1. Lucas

    Gostei muito do primeiro terno que parece ser de tecido solaro. A coleção ficou bem mais discreta do que pensava. Tem algumas cores fortes mas no geral o corte e os detalhes são bem mais moderados do que o guarda roupa que ele anda exibindo. Gostei muito também das cinturas mais altas, bem mais confortáveis, que as calças tem. Também reparei isso no figurino do filme “Ela”. Espero que elas continu ganhando força, tanto pelo conforto quando pela proporção mais agradável.. Falando em proporção, os ternos ficaram bem equilibrados, com um ponto de abotoamento mais baixo e paletós um pouco mais compridos do que a Gucci tem lançado. Muito mais balanceado.