5 PERGUNTAS PARA: ALESSANDRO COLOMBO, DIRETOR DO IED – ISTITUTO EUROPEO DI DESIGN, EM FLORENÇA (ITÁLIA)

Hi, Buddies,

Quem nunca sonhou em estudar fora do Brasil?

Eu que já estudei (em 1998 morei em Hastings, na Inglaterra) morro de vontade de ter esta experiência novamente. Quando fui era muito moleque, tinha 16 anos. Naquela época eu aproveitei muito a oportunidade que meus pais me proporcionaram, mas, com certeza, aproveitaria muito mais se fosse agora, aos 31. (Pai, não quer me bancar novamente?! Hahahahahahaha! Brincadeira…)

Em minha passagem por Florença, tive o prazer de conhecer o IED, Istituto Europeo di Desing. Com uma estrutura fantástica, ocupa um prédio histórico no centro antigo da cidade, o IED em Florença oferece diversos cursos legais, todos na área de moda, entre eles Marketing, Fotografia, Desenho e o que eu mais queria fazer, o PR Master (Mestre em Relações Públicas).

E, pra falar um pouco sobre o IED, e o curso PR Master, conversei com Alessandro Colombo, diretor de Unidade de Florença. O cara é superbacana e me deixou tentado a ir pra lá fazer o curso, mas infelizmente não posso ficar um ano fora, tempo de duração do PR Master. Droga!

Confira abaixo nosso papo.

Enjoy!

Blog do Kadu - IED - ALESSANDRO COLOMBO

1.BK – Conte-nos sobre IED Florença, qual sua filosofia e por que Florença é tão especial para a moda.

Alessandro Colombo – O IED é uma rede de escolas de design com base em todo o mundo, inclusive no Brasil. Em Florença, nós trabalhamos com o minucioso trabalho “feito a mão”, misturado a alta tecnologia, dois ingredientes que são essenciais para o que chamamos de “Made in Italy”.

A primeiro desfile da história aconteceu no Palazzo Pitti, em Florença; além disso,  marcas como Gucci, Roberto Cavalli, Salvatore Ferragamo, Emilio Pucci e Prada estão baseadas nos arredores de Florença. Eventos para atacadista, como a Pitti Uomo, a principal feira de moda masculina do mundo, acontece aqui. A Toscana possui dois importantes polos de moda, um em Santa Croce sull’Arno, onde há o melhor couro do mundo, e outro em Prato, onde existe uma tradição importante em Indústria Têxtil.

Se você não estiver satisfeito com a minha resposta eu também posso dizer-lhe que outras marcas como Balenciaga, Celine, Jimmy Choo, Dolce Gabbana e Dior tem a sua base de produção de couro perto de Florença.

2.BK – Porque o curso PR Master é tão importante e que tipo de profissão é IED quer ajudar a construir?

AC – Os PR’s são o cerne da comunicação. Tudo porque a web fez uma revolução no mundo, e os formadores de opinião (como você) mudaram o modo de se relacionarem com as pessoas e os produtos. Os clientes estão mudando seus hábitos, consequentemente, as marcas precisam se comunicar de formas diferentes, e cabe ao PR ajudar nestas mudanças.

Os eventos de moda em Florença, e o nosso curso, tem como objetivo ser uma grande escola, onde nossos alunos, futuros especialistas em comunicação de moda, poderão aprender como se relacionarem corretamente com este universo e como ser capazes de manterem elevados padrões em organização de eventos, como desfiles, feiras e grandes festas.

3.BK – Qual a importância do PR para a indústria da moda?

AC – Enorme, todas as marcas internacionais falam através de seus PR’s, então,  você pode imaginar o quão importante é tê-los dentro de uma boa equipe. Você quer ajudar a construir a melhor marca do mundo, você precisa estar entre os  melhores. O IED tem o compromisso em preparar seus alunos para integrar nestas equipes.

4.BK – Fale um pouco sobre os professores e companhias que colaboram durante o curso.

AC – Nossos professores são profissionais que trabalham nesta área. Temos um grande time, como o Daniel Wakahisa, Troy Nachtigall, Dan War e a maravilhosa Consuelo Blocker.

Nós também convidamos muitos profissionais de grandes empresas de moda para falarem sobre o seus trabalhos e estratégias. Ano passado, contamos com profissionais das marcas Guess, Balenciaga, Braccialini, Emilio Pucci e Luisa Via Roma (uma espécie de colette de Florença), que é a principal parceira do curso.

5.BK – Qual a relação do IED com o mundo digital e os blogs?

AC – Nós os amamos! É fantástico saber que podemos seguí-lo no Brasil, a Consuelo Blocker em Milão e o Sartorialist em Nova York, por exemplo. Nosso curso é completamente inserido neste contexto. Temos, inclusive, matérias destinadas à assuntos como redes sociais, e-commerce…

Quanto aos blogs, acreditamos tanto nesta ferramenta que sabe qual é o nosso novo sonho?

Ter um curso de Mestrado ensinado por blogueiros ao redor mundo, onde os alunos possam assistir às aulas onde quer que estejam e blogueiro possa ensinar a partir de onde estiver. O que você acha sobre isso?

Kadu – Acho maravilhoso! Pode me incluir nesta lista! Rs…

Foto: Arthur Vahia

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *