TIPS: 4 DICAS PARA NÃO ERRAR NA HORA DE AJUSTAR SEU TERNO!

POSTTERNO

Pois é, acho que nada pode ser pior do que um terno mal ajustado.

Portanto, aqui vão 4 dicas básicas, que já ajudam – e muito – na hora de vestir-se num traje mais social. 

Mas antes de começar, algumas informações!

Até o terno mais caro do mundo vai ficar ruim se não estiver ajustado de acordo com os contornos do seu corpo. Economizar no ajuste é bobagem!

Alguns caras dizem que você não deve cortar os pontos dos bolsos do paletó porque carregar objetos neles pode deformar a peça. Pura lenda! Afinal de contas, é inútil ter bolsos que não podem ser usados, e sem dúvidas um cartão de visitas ou bilhete não irá estragar o tecido. 

Você sabe a diferença entre terno e costume?

Terno: 3 peças (paletó + colete + calça); Costume: 2 peças (paletó + calça). Fácil, aposto que você nunca mais vai esquecer.

Agora, vamos lá:

1 – Ombros

As ombreiras devem terminar na altura dos ombros, por isso certifique- se de que elas não estão sobrando, dando aquele efeito Didi Mocó nos Trapalhões dos anos 1980; ou faltando, que dá aquela impressão que você pegou o blazer do seu irmão mais novo;

2 – Ajuste do paletó

Você deve ser capaz de deslizar a mão entre o seu peito e seu casaco abotoado de tal forma que se sinta confortável, mas com espaço para se movimentar. Eu, particularmente, os preciso bem acinturados;

3 – Mangas

Deve-se deixar à mostra mais ou menos meio centímetro da camisa. Para saber o lugar correto use o pulso como medida, é nele que termina a camisa;

4 – Barras

Teoricamante, a regra é a seguinte: na frente, o tecido tem que encostar no cadarço do sapato, sobrando um pouco de tecido e atrás deve chegar ao início do salto, ou seja, menor na frente e maior na parte de trás, aquela barra reta que muita gente faz está errada e prejudica o caimento da calça. TENHO PROFUNDO PÂNICO! 

Eu gosto de barras curtas. Sinceramente, acho horrível qualquer tipo de sobra de tecido em cima dos sapatos. Além disso, barras mais curtas deixam o look mais moderno e menos óbvio. Invista!

Fonte: BuzzFeed, Guia Vip de Estilo

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 Comentários:
  1. jefferson

    comprei um terno, a calça esta boa na cintura e com tamanho ideal na barra, mais nas pernas ele esta um pouco folgado. Pode mandar ajustar nas pernas?

    • Kadu Dantas

      Olá Jefferson, claro que sim. Sem problema algum, você só precisa achar uma pessoa de confiança. Hoje irei subir no meu canal no YouTube um bate-papo com o Ricardo Almeida, onde ele dará várias dicas. Fique ligado: http://www.youtube.com/blogdokadu Abraço!

  2. mohamad mazzini abdelaziz

    Olá, fiz um terno em um alfaiate. Porém, quando fui utilizar ele notei que ele está apertado na parte das axilas. Será que é possível aumentar está área?
    Obrigado

    • Kadu Dantas

      Olá Mohamad, tudo bem?
      Talvez sim, Precisa ver se há sobra de tecido nesta área.
      Isso só que poderá te responder é o alfaiate ou a costureira.
      Abraço!

  3. André Oliveira Silva

    Olá Kadu, td bem?
    Vou ser padrinho de casamento e para não fazer feio no altar, pesquisei as tendências atuais e optei por comprar um terno “slim”. Como esta foi a primeira compra de terno que fiz, ao experimentar na loja e meio que influenciado pelos elogios da minha esposa achei que ficou bom, mas ao chegar em casa e experimentar novamente, mudei de opinião, comecei a achar que ficou “estranho”, pois com ele fechado ao movimentar meus braços fica incomodando, meio que pegando nas axilas e ao mesmo tempo fica erguendo na parte da lapela. Fora a calça que na cintura ficou certinha, mas nas pernas ficou bem larga. VC acha que é possível mandar ajustar para ficar com um caimento melhor? Você que entende mais do assunto, qual conselho me dá?

  4. Sueli

    Tem como descer a manga de um blazer?como?