TODAY’S OUTFIT #437

Hi, Buddies,

Muitas vezes é necessário um bom tempo até que uma novidade seja aceita e assimilada pela moda masculina. Até alguns clássicos, como os lenços, ainda causam certa estranheza para alguns. Vou contar a história do lenço pra vocês.

Os primeiros registros do uso de lenços datam do século II, onde os legionários romanos usavam os chamados foulards, lencinhos amarrados no pescoço com um pequeno nó, que eram usados para proteger o pescoço do sol e enxugar o suor que escorria pelo rosto.

A moda dos lenços chegou à frança no início do século XVII, mais precisamente em 1618, quando o exercito croata passou por Paris, durante a Guerra dos Trinta Anos, usando o lenço amarrado em torno do pescoço. O rei Luis XIV, talvez o maior ícone da moda masculina que já existiu, se tornou adepto aos lenços, adaptado para a renda. Não demorou muito para o adorno virar um dos principais acessórios da nobreza e, claro, da realeza, na França. Muitos usavam o adereço feito em linho branco muito bem engomado, formando uma cascata de tecido em volta do pescoço.

A Revolução francesa foi o divisor de águas da moda. Após ela, as roupas masculinas passaram a ser mais sóbrias. No início do século XIX, o inglês Bryan Brummel criou um novo estilo: o dândi. As roupas dândis não tinham acessórios, bordados ou jóias. O dândis, além do terno, usavam uma gola com um lenço com nós sofisticados.

Voltando ao presente…

Ao usar um lenço no pescoço a dica é mais ou menos a mesma para o lenços de bolso (pocket squares): eles não precisam necessariamente ser combinados com o blazer ou a camisa de modo literal. Ainda assim, isso não significa que a combinação perfeita seja simples.

A combinação bem-sucedida é por si só uma ciência. Depende muito de estilo pessoal e intuição. Digamos que para um lenço cair bem ele tem que parecer charmoso e discreto. Fazer alguns testes em frente ao espelho antes de sair de casa também ajuda.

Ótima semana!

Blog do Kadu - TOF 437

Óculos: Carrera

Lenço: Zara

Camisa: Gant

Calça: Gant

Cinto: Gant

Pasta: Zara

Sapatos: Gucci

Relógio: Raphael Steffens (Compre aqui)

Pulseira azul: Carol Ribeiro Acessórios

Pulseira Rubis: LeMi

Olho Grego: LeMi

Riviera: Priya

Fonte: Eles na Moda

Fotos: Arthur Vahia

PS.: Follow me on Facebook + Twitter + Instagram + Pinterest

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *