GROOMING: MITOS E VERDADES SOBRE O ROACUTAN

roacutan

Você conhece o Roacutan?

Para quem não o conhece, o Roacutan, cujo nome científico é Isotretinoína, é um medicamento utilizado para o tratamento de acne severa. Na minha opinião, a acne é uma das coisas que mais causam baixa autoestima entre os jovens e adolescentes.

Resolvi escrever este post por alguns motivos, entre eles (1) eu já fiz o tratamento, (2) ainda existem muitas dúvidas quanto sua utilização, (3) o Paulo, que trabalha comigo no BK, começou o tratamento na Clínica Adriana Vilarinho depois que o encorajei a fazê-lo.

Vou contar um pouco da minha experiência antes da entrevista que fizemos com a Dra. Ivana Prado, uma das dermatologistas que trabalham com a Dra. Adriana Vilarinho. Tive meu primeiro contato com o Roacutan aos 13 anos, quando meu irmão decidiu fazer o tratamento porque temos um histórico forte na família do meu pai. Naquela época, 1995, ele é caríssimo e muito difícil de achar. Eu ainda morava em Alfenas e, o lugar mais perto que o vendia, era em Pouso Alegre. Após 2 anos, e depois de ver o resultado do meu irmão, também decidi iniciar o tratamento, já que minha pele dava indícios de que também teria este problema.

O tratamento é muito sério, e me lembro que o que mais me preocupava era o fato de não poder beber. Rs! Sim, eu era adolescente, morava em Alfenas e o único programa que existia era sair escondido para beber cerveja com meus amigos.

Logo que comecei, nos 2 primeiros meses, meu rosto encheu de espinhas e, o pior, eu não podia espremê-las. Me sentia a pessoa mais feia do mundo! Ah, e não estou falando de espinhas “fofas”, e sim daquelas enormes, que mais parecem um mostro dentro da pele. Pra completar, minha boca ficava extremamente ressecada, assim como meu nariz, que as vezes sangrava e, como não podia pegar sol, me entupia de protetor solar e ficava parecendo um fantasma. Além disso, precisava fazer exames de sangue todo o mês, o que pra mim era um parto, pois odeio tirar sangue.

Após este período, minha pele começou a melhorar e a ficar muito boa. Não tive nenhum problema durante o tratamento e agradeço aos meus pais até hoje por terem me incentivado durante 7 meses a tomar o Roacutan, já que, após 16 anos do tratamento, minha pele continua ótima. Ah, e é claro que após o tratamento, tomei um porre! Rs…

Vale ainda dizer que hoje, além de ser encontrado em quase todas as farmácias (valor médio de R$ 180,00 a caixa), ele ainda está disponível na farmácia do SUS (gratuito) e também pode ser manipulado.

Enjoy!

Blog do Kadu: É verdade que quem tem muita produção de vitamina A deve evitar este medicamento? Por quê?

Ivana Prado: Verdade! O Roacutan é um derivado do retinol (vitamina A) por isso não pode ser ingerido concomitante com vitamina A. Em relação a alimentos que contenham vitamina A não é costume suspendê-los.

BK: Existem diversas alegações de que o Roacutan faz mal a saúde e mesmo assim é usado. Por quê?

IP: Mito! Qualquer medicamento bem indicado e bem acompanhado não faz mal a saúde. É uma relação de risco e benefício. O único efeito colateral irreversível é a teratogenicidade para as mulheres (problemas no primeiro mês de vida do bebê, e sequelas comportamentais nas crianças), os outros são reversíveis e controláveis.

BK: Sobre a depressão por conta do remédio, é verdade ou mito? Se verdade o que faz causar e como evitar?

IP: Verdade. Existem casos descritos na literatura de pessoas que desenvolveram depressão após terem iniciado o tratamento com o Roacutan. É um efeito adverso, não se sabe a causa. Na prática não se prescreve Roacutan pra quem tem histórico de depressão, mas, por outro lado, o que se vê é que o adolescente quando melhora a pele fica mais sociável e feliz.

BK: Lemos que uma dose dupla do remédio é irreversível e pode fazer mal, é verdade ou mito? Explique.

IP: Depende! A dose do medicamento é 1-1,5mg/kg/dia, é uma dosagem alta. Caso ocorra uma ingestão maior que a prescrita é indicado que se faça lavagem gástrica como em qualquer medicamento. Lembrando que a maioria dos medicamentos é de metabolização hepática e se ingerido em altas doses pode evoluir para hepatite medicamentosa. O tempo mínimo de tratamento com Roacutan é de cinco meses, o que é considerado longo. Por isso, é necessário a realização de exames laboratoriais periódicos para monitorização da função hepática e colesterol/triglicérides.

BK: O Roacutan resseca os lábios, bocas, pupila, nariz e até a genital? Em alguns casos falam que o nariz chega até a sangrar em virtude do ressecamento da mucosa…

IP: Verdade. O Roacutan diminui o tamanho e função da glândula sebácea e é isso que leva ao ressecamento, podendo sim acontecer sangramento nasal.

BK: Também faz o cabelo cair?

IP: O efeito do Roacutan sobre os cabelos dependente da dose e é reversível. Ocorre um eflúvio telógeno, ou seja, queda de cabelos maduros. Após termino da medicação ou diminuição da dose, os cabelos voltam ao normal.

BK: Asma, bronquite e diversos outros problemas respiratórios são acentuados por quem toma. É verídico? Ou só acontece em quem já possui estas doenças?

IP: Existem casos na literatura de exacerbação. Pessoas com doenças respiratórias crônicas podem usar Roacutan com controle clínico rigoroso.

BK: Dor de cabeça pode se tornar mais recorrente por quem toma?

IP: Sim! Porém são raros casos, não chega a contra-indicar o uso.

BK: Aumento e diminuição do colesterol LDL e HDL. Verdade?

IP: Verdade. Pode ocorrer aumento dos níveis de colesterol e triglicérides, que voltam a normalidade após o termino do tratamento. Pacientes diabéticos, obesos, alcoolistas e com história familiar de hipercolesterolêmia ou trigliceridemia devem fazer exames mensais.

Clinica Adriana Vilarinho
Endereço: Rua Bento de Andrade, 70 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 04503-010
Telefone: (11) 3886-9999

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

25 Comentários:
  1. Ingrid

    Ola adorei seu blog! vi seu link no blog da mariah! e estou amando acompanhar, uma visao masculina na moda meu marido vai ficar lindo com inpiracoes suas! vc eh lindo! parabens! bjos

    • Kadu Dantas

      Olá Ingrid, muito obrigado! Seja sempre muito bem-vinda. Beijos!

  2. Kelly

    Achei ótimo o texto sobre o Roacutan! Outros textos sobre o medicamento dizem fatos horríveis entres eles que a queda de cabelo não volta ao normal e outras coisas… muito bom! Adorei

  3. Anna Julia Silva

    Olá Meu Nome é Anna Julia Tenho 13 anos, eu estou com medo e Procurar um dermatologista, Não sei Pq,mais acho que Por eles me receitarem o roacutan ,gostei do texto,Muito Bom mesmo,Vou pedir a minha mae que me leve,e é claro se eu começar eu vou cuidar da medicação bem direitinho para que os sintomas de doenças não apareça Outra coisa, quem Não Possui essas Doenças, Por toma o Roacutan essas Doenças Pode Gera Na pessoa ?

  4. marcelly

    Olá, só vir relatar minha experiência com roacutan. Ele realmente traz resultados, mas a pessoa deve está preparada para todos os efeitos colaterais, o meu dermatologista não me informou todos os efeitos colaterais e dentre todos que sentir o pior foi a queda de cabelo. Muitos relatam que após interromper o tratamento o cabelo para de cai. Infelizmente isso não aconteceu comigo e perdi completamente minhas madeixas q era longa, amava. Quando fui ao dermatologista para saber o que estava causando a minha queda de cabelo, ele solicitou exames e depois constatou q eu não tinha nenhuma patologia, ele disse q meu cabelo iria cai por mais um tempo, so q esse tempo foi indeterminado e eu fiquei péssima com a perda do meus cabelos.
    Pense muito bem antes de usar. Eu jamais usaria novamente.

    • Pat

      Marcelly, por favor me diga, seus cabelos estão voltando a crescer ??
      Está acontecendo o mesmo comigo, após 5 meses e meio tomando duas cápsulas ao dia , parei pois começou uma queda intensa de cabelos . Estou muito preocupada de que ficarei careca ou quase !! Já fazem 3 semanas q começou a cair e q parei com o remédio e me arrependo amargamente de ter tomado !! A queda não para nem diminiu. Como vc esta ?? Já normalizou sua queda ? Por favor me de uma resposta positiva …

    • Helton

      Vale lembrar que os efeitos colaterais variam de pessoa pra pessoa, fiz o tratamento com Roacutan por cerca de 08 meses (bastante tempo) e graças a Deus não tive nenhum tipo de problema, a única coisa que me incomodava eram os lábios que ressecavam demais, e por ser homem, não dava pra passar a pomada recomendada pelo médico e ficar com a boca brilhando feito gloss no trabalho e faculdade. Fora isso recomendo e muito o tratamento, pois depois de anos após o tratamento minha pele continua ótima e raramente aparecem espinhas e quando aparecem são pequenas, nem se comparam as gigantes que tomavam conta do meu rosto. O importante é o acompanhamento de um bom profissional da área.

    • carla

      Meninas.. alguém poderia me falar a respeito dessa queda de cabelo. Estou eu passando pelo mesmo problema. E esse é o primeiro espaço que encontro que abordou este tipo de caso. Como vcês se encontram?

  5. Karen Gomea

    Minha irma pequena mastigou um comprimido mais cuspiu. Q mal isso pode fazer a ela?
    E ela TB abriu vários comprimidos, eu ainda posso tomar eles MSM estando fora da embalagem por 2 dias?

  6. Paula

    Eu fiz o uso do roacutan por periodo de seis
    Meses ,depois de tres meses meu cabelo começou
    A cair,voltei na derma e ele me recomendou varios remedios para queda e ate hj continq caindo,sempre tive muito cabelo agora esta ralo,e ainda esta caindo na regiao de cima o meu cabelo,e choro e fico muito triste so peço a Deus pra reconstituir meu cabelo de novo.
    E ainda minhas espinhas saem

  7. Márcio

    Fala -se muito sobre os efeitos colaterais durante o tratamento do medicamento em questão, no entanto, é pouco discutido sobre os efeitos que este pode trazer depois do seu uso, mesmo que a longo prazo. Digo isso, pois recentemente fui diagnosticado com Balanopostite e ao pesquisar sobre o assunto, me deparei com relatos de pessoas que também sofreram com isso após o uso do Roacutan. Sempre me cuidei em todos os aspectos e não via motivo para ter contraído tal infecção. Alguém também já ouviu falar sobre essa relação.

  8. Carolina

    Pra mim o Roacutan só trouxe benefícios!! Lógico que a pele ressecou, principalmente os lábios, mas eu usava “EOS” que é um hidratante labial americano. Para mim era a única coisa que resolvia. Mas achei interessante escrever para contar sobre o meu cabelo, que sempre foi muito fino, ralinho e oleoso (e por conta da oleosidade caia demais). Com o medicamento meu cabelo ficou sedoso e com muito brilho, acabou a oleosidade e ao contrário da experiência da maioria das pessoas aqui parou de cair. Parei o tto a um mês, fiz durante 1 ano, e infelizmente a queda capilar voltou. :(.

  9. Jack

    Já é a segunda vez que faço o tratamento com isotretinoina, confesso que estou mto assustada com a queda intensa que estou tendo, ando com medo até de Peter o cabelo, minha dermatologista disse, que tem casos que esse remédio são usados pra queda … Mas o meu tá caindo mto, tô passando minoxididil 5%, usei folicusan, tomei Vitamina pra queda, tomei ferro 300mg, tô tomando agora espironolactona, e nada de parar, tô mto triste, pq eu cabelo é longo e já perdi a metade do meu cabelo, e todo tratamento que faço não resolve, alguém pode me ajudar? Eu estava com um pouco de queda antes do tratamento, mas aumentou e mto, e cada dia cai mais, e tô quase terminando o tratamento mas tô com medo de ir até o fim, e ficar sem cabelo, sei que a isotretinoina é derivado da vitamina A, mas se eu diminuir a dosagem diminui a queda? Posso tomar zinco?

  10. Marcos Toni

    Tomei Roacutan, 20mg/dia, durante três meses. Porém, creio, deveria tê-lo tomado por pelo menos um ano. Desenvolvi depressão profunda no terceiro mês, entre quase todos os outros efeitos colaterais previstos mas não tão enfatizados na bula. Na verdade, não me curei da acne. Ainda pretendo voltar a tomar este que é o único medicamento realmente eficaz para a minha doença de pele, que comecei a ter aos onze anos de idade. Mas o pior é que ele acabou com o meu cabelo, que adelgaçaram e até hoje não voltaram a ser como eram antes, ressecados e finos assim como os meus lábios, e até hoje tenho sudorese. E olha que já faz nove anos isso. Percebo que há uma resistência na área médica para criticar a medicação e apontar os riscos como eles realmente deveriam ser.

  11. Cristianne

    Oi meu marido toma rocutam , gostaria de saber se no caso que eu engravide o BB pode nascer com problemas , aguardo respostas obrigada !!

    • Paulo Henrique

      Olá Cristiane! É expressamente proibido engravidar se qualquer um do casal estiver tomando pelo risco de o bebê nascer com problemas sim.Estou tomando também e fui muito orientado pela minha dermatologista para que não engravidasse minha parceira. Abraços!

      • Kadu Dantas

        Com certeza!
        Mulheres não podem engravidar durante o período em que está usando o medicamento. Abraço!

  12. Nara

    Fiz tratamento com o roacutan durante 1 ano 20mg/dia (de julho de 2014 a julho de 2015) porque tinha muitas espinhas internas muito doloridas na área do queixo que me deixavam marcas roxas. Anteriormente fiz tratamento com anticoncepcionais, loções, sabonetes… Atualmente minha pele é lisinha, não é mais oleosa e nunca mais vi nenhuma espinha. Porém, após quase 1 ano do término do tratamento, ainda vejo uma queda significativa dos meus fios. Meu cabelo que antes tinha volume e brilho, hoje é fino e seco. Notei o início da queda no começo do tratamento. Antes dava apenas 3 voltas no elástico para prender o cabelo. Agora consigo até 5 voltas. Não me arrependi do tratamento, pois as espinhas me causavam muito incômodo e até constrangimento social, porém não faria novamente se necessário.

  13. Marla

    Estou no fim do tratamento e não tive nenhum efeito colateral!! Nem meus lábios racharam, somente ficaram ressecados quando eu não ingeria os 4L de água indicados pelo meu dermato. Super vale a pena. Deixo aqui para qm está pesquisando e com medo de tomar: toda medicação tem efeitos colaterais, de aspirina a fitoterápico, uns tem reações outros não. Vc só saberá fazendo o tratamento, e se vc não se adaptar é só parar. Acne é um lance que mexe com sua auto estima e seu contato com mundo, não deixe de fazer por medo, seu médico lhe passou os exames necessários e afirma que vc está apto para fazer, FAÇA! Boa Sorte a todos! Abçs

  14. Suéllen Aguiar

    Quero saber se o cabelo fica muito ressecado , ao ponto de lagar todos os dias e parece que fica oleoso a raiz , estou quase parando de tomar por conta disso , pois meu cabelo eé liso macio e bem pouco , estou muito preocupada com isso porque praticamente estou lavando quase todos os dias .

  15. francisco

    Estou fazendo um tramento com rocuatan
    Ja estou quaser com mes
    Eh minha dose eh dupla
    Minha pele esta muito ressecada e sensivel
    Eu devo para ou continuar??
    Me ajudam??

  16. Luís

    Eu tenho comprado a isotretinoína de 20 mg que vem numa caixa grande, com 6 cartelas de 5 comprimidos,roxos. Hoje comprei uma diferente, vem numa caixa menor e a coloração do comprimido é laranja. Tem alguma diferença entre as duas?

  17. Vaneza

    Ola me nome é Vaneza fiz o uso do isotretinoína por 7 meses…
    Foi a única medição q realmente me libertou das acnes q tinha…
    Desde meus 11 anos de idade…apenas com 26 anos fui fazer o tratamento…
    Fiquei MTU contente com o resultado (sem espinhas)
    Porem tive reações tipo ressecamento labial,vermelhidão nos olhos, pele sensível e dor nas articulações mais tudo isso normalizou após acabar o tratamento…

    Porém comecei a ter queda excessiva de cabelo… E MTU msmo…o cabelo ressecou…
    Enfim… Não sei se vai parar de cair mais pelo menos não tenho mais acne

  18. carla

    Pesquisei muito sobre quedas de cabelo no tratamento de roacutan e pouco vi e li. Acabei achando esses comentários com bom número de pessoas que estão passando ou passaram pela mesma situação. Alguém que possa partilha a experiência e falar como está sendo, como foi.. plis. E-mail [email protected]
    Grata.

  19. Tânia de Souza Rodrigues

    Nossa esclareceu muitas dúvidas, muito obrigada!. Eu irei fazer rinoplastia mês que vem, só depois que o médico liberar que começo a fazer o tratamento com o Roacutan. Estou ansiosíssima!