TODAY’S OUTFIT #544 – CHAPÉU PARA HOMENS

Hi, Buddies,

chapéu para homens é um dos acessórios mais tradicionais que existem no universo masculino. Para quem não sabe, a palavra chapéu provém do latim antigo “cappa”, “capucho” que significa peça usada para cobrir a cabeça. As primeiras modalidades de proteção para cabeça surgiram por volta do ano 4.000 a.C. no antigo Egito, na Babilônia e na Grécia quando o uso de faixas na cabeça tinha a finalidade de prender e proteger o cabelo. A faixa estreita colocada em torno da copa dos chapéus da atualidade (a fita ou bandana) é um remanescente desse primeiro tipo de proteção para a cabeça.

Depois da Renascença (século XIV-XVI), os chapéus masculinos adquiriram diversos formatos, sendo ricamente enfeitados, e usados pelos homens poderosos. Data desta época o aparecimento das boinas, na Itália, constituídas de uma peça circular de tecido franzido nas laterais, contendo uma faixa por onde passava um cordão ajustável. Alguns chapéus masculinos ainda guardam certa influência, sendo dotados de pequenos laços em seu interior destinados a ajustar seu tamanho. Outros tipos vieram a seguir, sendo um dos mais marcantes o chapéu de abas largas, enfeitado por peles, ou plumas de avestruz trazidos da América. O uso dos cabelos compridos em cachos (moda posta em vigor no reinado de Luiz XIV, na França, que usava longos cabelos cacheados, e imitado por seus cortesãos que começaram a usar também perucas de cabelos naturais), fez com que se começasse a dobrar as abas dos chapéus, primeiramente de um lado, depois dos dois, aparecendo um seguida, o tipo “Tricórnio” – com duas dobras laterais e uma dobra na parte traseira – este hábito durou mais de um século. Durante a Revolução Francesa (1789-1799), quando as vestimentas foram influenciadas de modo a torná-las mais simples, surgiram os chapéus de copa alta de formato côncavo, que se desenvolveram até darem origem às Cartolas. Em 1900, o Chapéu Côco feito de feltro de lã e/ou pêlo era o mais popular, aparecendo alguns anos depois os chapéus de palha, os do tipo marinheiro, etc., sendo que a grande maioria dos modelos se originou no Reino Unido.

Se no início, até meados do século XX, quem não usava chapéu era olhado com ar de estranhamento, hoje isso é ao contrário. Os homens perderam o costume de usar este acessório e, quem sai na rua com um, é olhado como se fosse um E.T.! Rs…

Eu procuro usar cada dia mais os chapéus, independente do seu tamanho ou formato e por diversos motivos, entre eles, o fato de ser elegante, bonito e para ajudar a proteger do sol.

É isso!

Have a nice day!

TODAY’S OUTFIT #543 - CHAPÉU PARA HOMENS

Créditos:

Chapéu: Ecua-Andino para IWC

Óculos: RetroSuperFuture

Camisa: Bottega Veneta

Calça: Tombolini

Chinelos: Birkenstock

Relógio: Cartier

Pulseira Sodalita: Carol Ribeiro Acessórios

Riviera: Priya

Riviera Onix: Paulo Teixeira Jóias

Pulseira pedras claras: Erick Murta Design

Pulseiras Búzios: Cielle Design

Pulseira safiras: Mônica Caetano

Pulseira olho grego: LeMi

Fotos/Photos: Arthur Vahia

PS.: Follow me on Facebook + Twitter + Instagram + Pinterest

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comentário:TODAY’S OUTFIT #544 – CHAPÉU PARA HOMENS