TRANSPLANTE CAPILAR – ARTAS ROBOT

 

BLOG DO KADU: TRANSPLANTE CAPILAR - ARTAS ROBOT
Hi, Buddies,

Há dias estou preparando este post que promete esclarecer algumas dúvidas para quem sofre com o problema da calvície e sonha com o tão famoso e polêmico: transplante capilar.

Meses atrás, tive o prazer de conhecer o Dr. Carlos João Pereira, renomado médico especialista em transplante capilar. Graduado em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, acumula o título em Dermatologia Clínica e Cirúrgica, pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Membro da International Society Hair Restoration, entre outras. Dr. João Carlos foi o pioneiro na introdução de técnicas avançadas de transplante de cabelos no Brasil. E, agora, acabou de trazer em primeira mão ao país uma grande novidade, o Artas, robô que auxilia na técnica de transplante capilar.

Bom, acontece que eu, felizmente, não sofro com este tipo de problema, já que tenho fios suficientes para mais três Kadus… Rs!

Porém, meu ex-namorado, o Raphael Rocha, sofria com a calvície e, quando o Dr. João Carlos começou a explicar-me sobre o Artas, imediatamente disse que ele poderia realizar o procedimento, porque tinha uma boa área doadora. O que veio ao encontro de seus sonhos!

Vamos ao Artas Robot!

Pacientes que precisam de transplante capilar no Brasil têm agora a opção de fazer uma cirurgia sem cortes, sem cicatriz linear e sem dor no pós-operatório, graças aos Artas, um sistema robótico revolucionário para extração de unidades foliculares.

Utilizando uma sofisticada tecnologia de imagem, aliada à precisão robótica, o Artas extrai de maneira precisa e minimamente invasiva os folículos escolhidos (os melhores) da área doadora. O sistema disseca unidades foliculares de forma consistente, milhares de vezes em uma única sessão coletando, assim, cerca de 700 enxertos por hora.

Por extrair os folículos um a um, em vez da técnica convencional de remoção de uma faixa de couro cabeludo, o procedimento é minimamente invasivo e apresenta uma coleta selecionada e eficiente.

Outra vantagem oferecida pelo procedimento com o uso do Artas é a alta qualidade das unidades foliculares retiradas. Por conta da extração precisa, o robô reduz a taxa de danos aos bulbos capilares que costuma ser alta nos processos cirúrgicos manuais de transplante.

A extração das unidades foliculares com o Artas também reduz a duração da cirurgia e melhora o sucesso do enxerto.

É claro que ficamos superempolgados e agendamos a cirurgia rapidamente. No início do mês passado, seguimos para São José do Rio Preto, cidade onde o Dr. João Carlos realiza o procedimento. Sua clínica, a DERM, é realmente impressionante! É um Day Hospital com todo conforto e segurança cirúrgica, padrão internacional.

A cirurgia foi dividida em duas partes: a extração dos fios, feita pelo robô Artas, monitorado pelo Dr. João Carlos e sua equipe e, logo após, a implantação dos fios.

A primeira parte teve início às 8h da manhã, com a demarcação das áreas em que seriam realizadas as remoções dos fios e, posteriormente, a implantação. O Raphael optou pelas áreas laterais, ou nas famosas “entradinhas”, e na região mais central da cabeça. Ah, os cabelos da área doadora (laterais e posteriores do couro cabeludo) são raspados para que o Artas visualize e realize um mapeamento digital e escolha os melhores grupos foliculares e programe sua remoção individual de forma precisa e selecionada. 

Além disso, esta etapa do procedimento é feita com anestesia local e com o paciente acordado.

Já a segunda parte, a de implantação dos fios (a mais demorada), é feita com anestesia local e sedação, para maior conforto do paciente, que dorme durante esse período.

Como disse, o procedimento começou às 8h da manhã e terminou às 18h30m! Ou seja, foram 10 horas e meia de cirurgia! Wooooow!

Vou explicar um pouco mais nas imagens abaixo:

O mais impressionante é que o Raphael acordou no dia seguinte SEM NENHUMA DOR! Nem eu mesmo conseguia acreditar que ele estava tão bem após uma longa cirurgia. Não precisou de nenhum analgésico!

O resultado depende de uma combinação de fatores cirúrgicos: eficiência, precisão e qualidade que o Robot Artas oferece associados à experiência e à arte do cirurgião, no caso o Dr. João Carlos, e ainda uma equipe profissional muito afinada e um local com estrutura completa e de primeiro mundo. Sem esquecer-se das condições de cabelo e extensão da área calva de cada indivíduo.

Após três meses da cirurgia com o robô, os cabelos começam a nascer e, após 8 meses do procedimento, você começa a ver resultados e a ganhar confiança, podendo utilizar os cabelos em qualquer comprimento.

É a liberdade para usar os cabelos de acordo com a preferência de estilo, sem se preocupar com cicatrizes. Uma nova autoestima surge naturalmente!

 

















13 comments

  1. Jhony disse:

    Parabéns pelo post, Kadu! Bem explicativo. Fiquei surpreso com a duração da cirurgia. Não imaginava que algo aparentemente simples levasse tanto tempo.

  2. Philippe disse:

    Tudo muito interessante. Você poderia fazer um novo post daqui a 8 meses para mostrar os resultados (o famoso “antes & depois”). Quem sabe eu não me animo para fazer o mesmo? 😉

  3. Junior Cardoso disse:

    Olá, sofro com esse problema também, você poderia por gentileza me falar o valor desse procedimento aproximadamente?
    Desde já agradeço!

  4. FJ disse:

    E ai Kadu, tem fotos recentes?

  5. Alex sandro disse:

    Olá! Obrigado por sua postagem. Foi muito instrutiva e esclarecedora. Por favor, se puder, me informe o preço mediano desse transplante e as possíveis condições de pagamento. Felicidades! Sucesso!

  6. Fernando Machado disse:

    Ninguém diz quanto custa, é segredo ? E quanto custa em Portugal ?. gostava saber

  7. Diogo disse:

    O resultado e Bem nitido. Estou interessado em fazer o procedimento. Mas pelo menos Poderia passar o telefone da clinica Ou o site ? Moro nos Estados Unidos e em Setembro estarei Indo passear no Brasil. Estou ficando careca ( desesperador) haha

  8. João Carlos disse:

    O preço nessa clínica é de aproximadamente uns R$30 mil, não sei pq tanto mistério…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *