BKFWTOUR: DRAGÃO FASHION 2015

BKFWTOUR - DRAGÃO FASHION

Hi, Buddies,

Como sabem, semana passada tive o imenso prazer de conhecer Fortaleza, cidade que me acolheu como nenhuma outra até hoje, e o famoso e impressionante evento de moda Dragão Fashion. Realizado entre os dias 4 e 10 de maio, o Dragão Fashion é uma vitrine do handmade e da moda autoral do Nordeste, que aconteceu no mais novo ponto turístico do Estado do Ceará: o Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza, que, diga-se de passagem, tem o pôr do sol mais lindo do mundo!

Foi realmente uma linda experiência poder conferir de perto toda energia e criatividade do povo nordestino e sua relação com a moda. O tema deste ano foi “Mãos à obra, mãos à moda”, com o objetivo de incentivar a criação a partir da apropriação das artesanias pelas mentes inovadoras da moda autoral.

A minha querida amiga Heloisa Tolipan, que cobre já há algum tempo as edições do Dragão Fashion, escreveu um texto lindo e muito esclarecedor sobre esta semana de moda que é tão importante para nosso o nosso país. Por isso, irei extrair algumas partes do seu texto para colocar no meu. Clique aqui para conferir o texto dessa superjornalista na integra.

A grande mente por trás do DFB (Dragão Fashion Brasil) é Cláudio Silveira, curador e idealizador do evento, que tem como mote a moda autoral e o handmade. Segundo ele, “O DFB compreende a cultura da moda sob o ponto de vista antropológico: como uma legítima manifestação dos desejos, da personalidade e da construção histórica de um povo”.

Em 16 anos de semana de moda, que alia também arte, música e conhecimento (são realizadas palestras, debates e cursos), além de incentivar os novos talentos, Cláudio Silveira conseguiu transformar o DFB em um megafone para todo o país de que se é possível aliar artesanato de luxo com moda autoral. E gosta de frisar: “Sou um operário da moda brasileira. Sou, acima de tudo, um entusiasta, um sonhador e alguém que consegue manter-se com fé na nossa legitimidade. E foi para manter a moda na pauta que lançamos o primeiro Dragão Fashion Brasil, hoje principal evento de moda autoral do país”.

E é claro que num evento como esse, não poderia faltar estilistas que também dedicam o seu tempo à moda masculina. Entre eles estão: Jadson Raniere, João Paulo Guedes, Lindebergue Fernandes, Lino Villaventura, Riachuelo, Riccardo San Martini e Ronaldo Silvestre. 

Um dos meus favoritos foi o de João Paulo Guedes. O cearense nascido em Quixeramobim, no Sertão Central foi para Toronto, no Canadá, onde estudou Design de Moda na George Brown College e depois passou três meses na Índia em um intercâmbio de moda. Em 2014, foi indicado para participar da Semana de Moda Masculina de Toronto e então condecorado como mais novo estilista da moda masculina daquela cidade. Desde então, passou a ser referência em revistas como a Vogue Itália e Forbes. No DFB 2015, o estilista que volta consagrado do mercado internacional apresentou sua coleção Outono-Inverno 2015.

É claro que a Riachuelo também marcou presença no evento, tanto por ser uma das patrocinadoras, quanto por realizar o desfile que encerrou o Dragão Fashion.

Foi uma honra poder ver tudo isso de perto e ainda conhecer alguns dos meus leitores e seguidores, que foram tão gentis e atenciosos comigo. Já na expectativa de voltar no próximo ano. Abaixo, alguns dos looks que mais gostei de cada desfile.

Enjoy!

Fotos: divulgação

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comentário:BKFWTOUR: DRAGÃO FASHION 2015
  1. David Di Vittório

    Hey Kadu! Lembraste de mim ainda(haha) David Di Vittório. Ah Kadu pra mim foi um grande prestigio ter lhe conhecido no DFB ou em qualquer outro lugar, não sei se lhe disse mais você é super meu muzo meu inspirador de todos os dias que editor e posto no meu Blog, sou super seu fã super mesmo, minha vontade era todas as vezes que eu te avistasse lá no DFB era para você e ficar falando e falando como two best friend(rsrs) tenho carinho grande por ti cara, mas enfim, espero lhe ver logo nessas loucas semana de Moda ou ate mesmo na nossa cidade na louca e incrível Sampa. Fica com Deus cara e traga sempre ótimos trabalhos para mim e seus leitores :D.
    (Só lembrando eu falei contigo no primeiro dia de evento no DFB, fiz um pergunta queria ter feito mais e mais mas com sua correria e um pouco de timidez de minha parte não fiz, mais enfim grato novamente por ter curtido e comentado na foto do insta. (@daviddivittorio). Ate Breve se Deus quiser!!!

    Big Hug! Have Day Nice Brow!