ESPECIAL: BK NA NASA COM OMEGA

BLOG DO KADU: BK NA NASA COM OMEGA Hi, Buddies,

Quem me acompanha pelo Instagram sabe que no início do mês passado, tive o privilégio de fazer uma viagem muito especial: ir até Houston, no Texas, EUA, para conhecer a NASA junto com uma marca de relógios que eu amo, a OMEGA.

A história entre a Omega e a Nasa é longa, completou 50 anos e, por isso, vou contar um pouco dela pra vocês.

A OMEGA foi a única marca de relógios a superar todas as duríssimas provas da agência espacial americana em condições de gravidade zero, campos magnéticos, impactos violentos, vibrações e temperaturas de -18 a +93 graus centígrados.

No mesmo mês, o relógio Speedmaster foi levado a bordo da missão Gemini 3. Tratava-se da primeira viagem “oficial” desta resistente máquina, ainda que já tivesse voado pelo espaço duas vezes, durante o programa Mercury.

Mas o momento mais memorável na história do Speedmaster ocorreu em 21 de julho de 1969, às 02:56 GMT, quando cronometrou os primeiros passos do homem sobre a superfície lunar. A missão Apolo 11 estabeleceu um marco na história e o Speedmaster tornou-se no primeiro e único relógio a ser usado na Lua. Este sucesso único deu-lhe o apelido de: ”the Moonwatch’’, o relógio da Lua.

Mas a melhor história ainda estava por vir!

Em abril de 1970, o OMEGA Speedmaster contribuiu para salvar a missão Apolo 13 de um potencial desastre, o que valeu à marca “Snoopy Award”, a máxima distinção concedida pelos astronautas da NASA. O relógio foi o único aparelho que conseguiu cronometrar o momento certo – 14 segundos – para o disparo do foguetão e, assim, alinhar o vaivém do módulo lunar Aquarius fazendo-o entrar novamente na atmosfera terrestre. No site da OMEGA tem uma animação sensacional que explica com mais detalhes essa fascinante história. Clique AQUI para conferir!

Snoopy?

O nome do prêmio certamente chamou sua atenção! – sim, o Snoopy aqui refere-se ao famoso cãozinho desenhado pelo cartunista Charles M. Schulz, que criou a famosa tira de quadrinhos “Peanuts” (com Snoopy e Charlie Brown).

Na realidade, o Snoopy é ligado ao espaço há mais de 3 décadas. Tudo começou nos anos 1960, quando então Al Chop, diretor de relações públicas do antigo Manned Spacecraft Center (atual Lyndon B. Johnson Space Center), teve a idéia de criar um prêmio estrelando o personagem Snoopy como um astronauta. Este prêmio seria entregue por astronautas em reconhecimento aos seus funcionários, e foi oficialmente criado em 1968. Neste mesmo ano, a NASA escolheu o famoso cãozinho da raça Beagle como um “ícone” para atuar como uma espécie de “cão de guarda” durante suas missões.

BLOG DO KADU - BK NA NASA COM OMEGA

Bom, e a visita foi inesquecível!

Tive a oportunidade de conhecer de perto desde a antiga Sala de Controle, aquele lugar que sempre aparece nos filmes com a frase “Houston, we’ve got a problem”, até a Sala de Treinamento, onde os astronautas passam por testes. Tudo tão incrível que até parece de mentira.

Além disso, ainda participamos de um bate-papo com o presente da OMEGA Stephen Urquhart e os astronautas Thomas Stafford Geral e James Lovell, que nos contaram diversas curiosidades sobre as expedições e a relação da OMEGA com as missões espaciais.

Abaixo, alguns registros deste momento inesquecível na história do BK!

Enjoy!

Ah, e é claro que a OMEGA lançou um novo modelo do Omega Speedmaster Silver Snoopy, em homenagem aos 45 anos da missão Apollo 13 e do prêmio Silver Snoopy recebido pela empresa.

No mostrador há entre as marcas de zero a quatorze segundos uma pequena inscrição que diz: “O que você poderia fazer em 14 segundos?”, remetendo ao episódio ocorrido com a Apollo 13 e contado no início deste post.

Também há a inscrição – “Falhar não é uma opção” – gravada logo abaixo da marca Omega Speedmaster Professional, refletindo o espírito dos envolvidos no resgate da missão Apollo 13.

Confiram abaixo que demais!

BLOG DO KADU - BK NA NASA COM OMEGA BLOG DO KADU - BK NA NASA COM OMEGA

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *