BKVIAJA: LAPINHA SPA

BLOG DO KADU - LIFESTYLE: LAPINHA SPA

Hi, Buddies,

Semana passada, após nosso evento em Curitiba, o F*Hits Fashion Day – confira como foi AQUI – fui para o Lapinha Spa, o primeiro Spa médico do país. Localizado em uma fazenda de 550 hectares, o Lapinha Spa fica na região rural da cidade de Lapa, a aproximadamente 85 km de Curitiba.

O Lapinha tem uma história curiosa. “Fundado pela brasileira descendente de alemães, Dona Margarida Bornschein Langer, que em uma visita médica à Suíça, na década de 1950, experimentou a cura por meio da terapia naturista. Retornando ao Brasil, ela decidiu criar um espaço onde as pessoas pudessem combater doenças com a força da natureza e adquirir hábitos saudáveis de vida. Assim, em 1972 nasceu o Lapinha.”

Confesso que fui meio receoso… Sabem como é, nunca havia ido para um e, pelas histórias que sempre escutei de outros spas, pensei: “o que vou fazer lá?”

Cheguei no Lapinha Spa na madrugada de segunda para terça, por volta das 2h da manhã. Desci do carro, entrei no quarto e desmaiei. Porém, notei que não havia televisão… Bom, lá pelas 7h, como sempre, eu acordei, troquei de roupa e fui para o refeitório. Ao sair do meu quarto que, diga-se de passagem, era um dos melhores do Lapinha (Uhuuuu), percebi que estava num lugar MARAVILHOSO, no meio de uma área linda de mata de araucárias.

Assim que entrei na recepção, comecei a observar a pegada “natureza” do lugar pois havia uma mesa com vários tipos de chás e água – é terminantemente proibido consumir refrigerantes, açúcar, sal e adoçantes – que ficavam a nossa disposição. Nunca tomei tanto chá… Rs!

Já no refeitório para tomar meu café da manhã – ah, sim: cada um tem sua mesa com nome escrito numa plaquinha – sentei-me e… Todo mundo começou a rezar antes de comer. Achei bonitinho, já que gratidão não faz mal a ninguém. Segui para a avaliação com um dos médicos do Lapinha Spa e comecei a entender o lugar. Um dos objetivos de lá é ensinar aos hóspede a organizar e respeitar seus horários biológicos e, deste modo, adquirir hábitos de vida saudáveis. Seguindo esta meta, todos os alimentos servidos são cultivados na horta da própria Lapinha e são colhidos poucas horas antes do consumo. A gastronomia ovo-lacto-vegetariana é incorporada à alimentação orgânica, o que promove não só a reeducação alimentar, como ainda desintoxica o organismo.

Como já estava seguindo uma dieta, fiquei preocupado se haveria a possibilidade de adaptá-la para os meus dias no Spa. Preocupação boba, é claro que o médico combinou com a nutricionista e tudo foi perfeitamente adaptado.

BLOG DO KADU - LIFESTYLE: LAPINHA SPA

Logo após minha avaliação, conversei com a nutricionista e marquei uma massagem. Na volta para o refeitório (já era quase meio dia, hora do almoço), encontrei com um senhor muito simpático, o Dieter, que, mais tarde, descobri ser o filho da fundadora do Lapinha Spa.

O cardápio é altamente desintoxicante. Muita fruta (a linha terapêutica de lá crê que se come muito menos se começar a refeição com frutas porque a taxa de glicose aumenta e, automaticamente, a fome diminui), verduras e legumes deliciosos e saborosos e zero carne. Apesar de ser um “carnívoro” de mão cheia, confesso que não senti falta alguma de carne. Preciso dizer também que os morangos de lá são os melhores que já comi, tanto que comprei 2 kg. Rs! Sim, os produtos do Lapinha podem ser adquiridos por preços ótimos.

Final do almoço, hora de começar os exercícios na academia com projeto sustentável. Além dela, existem outros espaços que me deixaram impressionados, como piscina externa multifuncional e a moderna Clínica Bem-Viver, que reúne acompanhamento médico, estético e programas de relaxamento com equipamentos de alta tecnologia. Outra curiosidade é tanque de Kneipp, o primeiro indoor do país para tratamento hidroterápico, que intercala água quente e fria com beneficio da circulação sanguínea e equilíbrio da temperatura corporal.

A ideia do Lapinha Spa é que você consiga desconectar do mundo, já que celulares não pegam e a internet é bastante limitada. O contato com a natureza é tão intenso que você começa a de fato refletir sobre o mundo maluco em que estamos vivendo. Como sou de Alfenas, sul de Minas, sempre tive bastante contato com este universo devido ao fato da história da minha família que, durante muito tempo, foi cafeicultora. Portanto, cresci em meio ao verde e aos animais e, por isso, o Lapinha lembrou-me muito a minha infância e adolescência na Fazenda Maracanã.

Passeios de bicicleta, corrida, treinos com personal trainer, caminhadas de 9 km, hidroginástica, aulas de dança, massagens – aliás, a thailandesa é SENSACIONAL, entre outras centenas de atividades fazem parte do cardápio para alcançar o bem-estar.

Outro destaque especial é a visita a horta e ao pomar. É possível conferir de perto todo o plantio e ainda saborear morangos no pé. Algo simples, porém superespecial.

Espero voltar em breve para ficar pelo menos uma semana e rever toda a equipe do Lapinha Spa, que é nota mil! Já com saudades desse paraíso…

Confira mais algumas fotos abaixo!

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comentário:BKVIAJA: LAPINHA SPA
  1. Christiane Ito

    Estive lá em junho e fiquei impressionada com o lugar…. Qualidade no atendimento, comida fantástica…um lugar pra não esquecer e querer voltar sempre!
    Lendo seu post, senti uma saudade enorme tbem!!