TODAY’S OUTFIT #770

Hi, Buddies,

E todo mundo só fala em Black Friday!

Mas vocês sabem como essa história começou?

Nos EUA, o primeiro uso do termo data de setembro de 1869, quando os americanos Jay Gould e James Fisk tentaram tomar o mercado do ouro na Bolsa de Valores de Nova York. O governo foi obrigado a intervir para corrigir a distorção elevando a oferta da matéria-prima, fazendo os preços caírem e investidores perderam fortunas.

O termo Big Friday ganhou popularidade pela primeira vez na Filadélfia, nos anos 1960. Policiais frustrados pelo trânsito causado pelos consumidores naquele dia começaram a se referir dessa forma a Black Friday. Mas os lojistas, evidentemente, não gostaram de ser associados ao tráfego e à poluição, e a invenção não pegou.

Com o tempo, a Black Friday passou a significar “voltar ao azul” (do inglês going back to black). Os lojistas conseguiram, no entanto, dar uma interpretação positiva ao termo ao dizer que ele se referia ao momento em que os estabelecimentos retornavam ao azul, ou seja, voltavam a ter lucro. Mas não há provas de que isso teria realmente acontecido.

Embora a Black Friday seja considerada o maior dia de compras do ano nos EUA, a data só ganhou essa designação de forma consistente anos 2000. Por anos, a regra não era que os americanos adoravam liquidação, mas procrastinar. Ou seja, era no sábado — e não na sexta-feira – que as carteiras ficavam mais vazias. No Brasil, a data vem se firmando, sendo hoje a principal data de venda do país, superando o Natal. Por isso, a data passou a ser incluída no calendário comercial do país quando lojistas perceberam o potencial de vendas do dia, em 2010.

É isso!

CRÉDITOS
Óculos: Dolce & Gabbana

Camisa: H&M

Calça: Herchcovitch; Alexandre

Cinto: Ralph Lauren

Tênis: Pony

Mochila: Valentino

Relógio: Cartier

Braceletes de prata: Pandora (COMPRE AQUI)

Riviera: Priya

Riviera de Água Marinha: Mônica Caetano

Pulseira “olho grego” azul: LeMi

Pulseira “olho grego” preta: Talento

Anéis: acervo

Fotos/Photos: Arthur Vahia

PS.: Follow me on Facebook + Twitter + Instagram + Pinterest

Follow my blog with Bloglovin

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários:
  1. ELISA

    lindo perfeito o look..estiloso

  2. Brenda Costa

    Espetáculo. Bom gosto a toda prova. Beijinhos