#BKVIAJA: MARROCOS – CASABLANCA E RABAT

Hi, Buddies,

Quem fica de olho nas minhas redes sociais percebeu que, recentemente, fui para um país simplesmente fantástico: o Marrocos. Exuberante, misterioso e cheio de cultura, esse reinado que fica no noroeste da África é dono de uma beleza surpreende. Minha viagem começa da melhor maneira possível, num voo de classe executiva da Air France.

Vale dizer que ela acabou de ser renovada e esta cheia de novidades. Muito mais espaçosa e confortável,  ela atende perfeitamente as expectativas de qualquer viajante. Foi pensada de modo esperto para que o passageiro tenha à disposição um espaço que pode ser usado como escritório, restaurante e quarto, sem deixar de lado a privacidade e o conforto. Mara!

Air France pensou em tudo para que o conforto esteja em primeiro lugar. As poltronas possuem curvas delicadas, estrutura estofada, descanso para os pés, apoio de braço em couro, acabamentos metálicos com design contemporâneo e elegante. Gente, eu poderia morar lá, juro! Rs…

E o melhor: na hora de dormir, tem espaço suficiente pra mim! Uhuuu! O assento se transforma em uma cama com quase 2 metros de comprimento, olha que maravilha. Para quem não sabe, eu tenho 1,90m… E tudo isso com uma roupa de cama incrível, com edredom e travesseiro XXL. Além de tudo isso, não posso esquecer de falar da gastronomia abordo com pratos deliciosos e sofisticados, no melhor estilo francês. Bom demais.

Bom e foi ao som de “As Time Goes By” (sempre imaginei esse momento, rs!) no meu smartphone que o avião da Air France começou a aterrissar em Casablanca, cidade eternizada pelo cinema graças ao clássico filme de 1942 que leva seu nome. Bem menos romântica e glamorosa do que o cinema a descreveu, Casablanca transformou-se em uma das cidades mais cosmopolitas da África por ser o centro financeiro e industrial do país.

Casablanca tem uma grande influência francesa na sua arquitetura, cultura e história. Boa parte da cidade foi construída pelos franceses entre 1912 e 1930, e possui um estilo de arquitetura que é exclusivo da cidade, tendo Marselha (França) como inspiração. Por isso, seu centro é cheio de prédios brancos em estilo art déco, bem ao gosto francês. A melhor maneira de se ver este patrimônio arquitetônico colonial é dar um passeio a pé. Exemplos da Mauresque – combinação do estilo europeu moderno com os tradicionais desenhos marroquinos – podem ser encontrados no Boulevard Mohammed V ou na Praça Mohammed V.

Dois dias são o suficiente para conhecer Casablanca. O principal ponto turístico da cidade é a Mesquita Hassan II, construída entre 1986 e 1993. Esta mesquita tem o minarete mais alto do mundo, com 210 metros de altura, sendo a 3ª maior também e a única no Marrocos em que não mulçumanos podem entrar. Uma de suas curiosidades é que o interior da mesquita possui aspectos que lembram catedrais e sinagogas, num exemplo de tolerância religiosa. A mesquita oferece espaço interno para 25 mil fiéis e lugar para mais 80 mil no pátio.

Na hora de comer, você vai perceber que a culinária da cidade é bem tradicional. Porém, é fácil encontrar pratos da cozinha marroquina misturados com iguarias francesas, orientais, mexicanas, italianas e indianas, no melhor estilo multicultural. Uma boa pedida é o Mechoui, prato de cordeiro assado temperado com páprica e cominho, ou a Bisteeya, torta salgada que contém frango e ovos em molho de limão, coberto com amêndoas moídas, canela e açúcar. Simplesmente deliciosos.

Já para se hospedar, a melhor escolha é o Four Seasons Casablanca, hotel 5-estrelas recém-inaugurado de frente para o Oceano Atlântico com todo charme e excelência que só a rede canadense possui. A propriedade fica localizada em um dos bairros mais requintados da cidade, ao lado de um moderno shopping center com várias opções de compras e alimentação. As suítes são enormes, muito bem equipadas e cheias de características da arquitetura marroquina. A propriedade ainda conta com três ótimos restaurantes e equipe muito atenciosa com seus hóspedes, além do maravilhoso Spa com massagens que só a rede possui. Tudo no melhor estilo Four Seasons.

A pouco mais de uma hora de viagem de trem saindo de Casablanca está Rabat. A capital do Reino do Marrocos é também o centro diplomático e político do país. Com 1,7 milhão de habitantes, Rabat quase se divide em duas totalmente distintas: a que tem o metrô de superfície, centros comerciais, museus, salas de espetáculos e uma marina de luxo; e a da Medina, que conserva o comércio tradicional, onde se vendem artesanato, especiarias, aromas e sabores, tudo num único lugar.

Após ter sido classificada como Patrimônio Mundial da Unesco em julho de 2012, a cidade ganhou ainda mais destaque e interesse entre os viajantes. Foi fundada em 1150 com um grande muro ao redor, formando uma fortaleza que protegia seus moradores, a mesquita Hassan II (cuja construção começou em 1184) e a pitoresca Medina com vista para o Atlântico, bem como as muralhas medievais e suas portas.











































































O ponto alto da visita à cidade é a Kasbah dos Oudaias, cidadela medieval edificada pelos soldados árabes (Oudaias) para vigiar os corsários da vizinha Salé. Cheia de charme e encantos, é dona de um casario todo branco e azul, com ruelas calmas e floridas. Parece até cinematográfica de tão bonita e calma. Nas ruas da Medina, não deixe de saborear os deliciosos doces, como um nougat de amêndoas.

A cultura árabe é famosa pela negociação no comércio. No Marrocos não seria diferente. Quando perguntar algum preço, saiba que o vendedor oferecerá um valor mais alto justamente para pechinchar. Vale ter em mente que 40% é o mínimo de desconto que você consegue pelo preço cheio. Não há preços tabelados. É tudo na base da negociação, e o vendedor costuma perguntar quanto o cliente pagaria pelo produto antes de dizer o preço.

Fiquem ligados que, no próximo post, vou contar sobre Marraquexe e um serviço FANTÁSTICO da Air France nos aeroportos da França. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *